O Iluminismo
O iluminismo
O Iluminismo foi um movimento intelectual que ocorreu na Europa , no seculo XVII .O intelectuais que participaram desse movimento pretendiam trazer a luz novos conhecimentos , ´´iluminando´´ a sociedade.O pensamento iluminista revolucionou as formas de compreender a sociedade, a politica , a filosofia, as ciências e as artes .
Pensadores Iluministas
Entre os principais pensadores dessa época estão Francis Bacon, Galileu Galilei e René Descartes.
Francis Bacon
Galileu Galilei
René Descartes
Os Filósofos Iluministas
Os pensadores iluministas ,do seculo XVIII foram influenciados pelos avanços da ciência e aplicaram os métodos desenvolvidos no seculo XVII .Montesquieu- Foi um escritor e filosofo .Defendeu a ideia de que a religião e a politica não podem ser confundidas .Para ele o poder do estado deveria ser dividido em três : Poder Executivo , Poder Legislativo e Poder Judiciário.
Voltaire-Defendia a liberdade de expressão e criticava o absolutismo o e o controle que a igreja exercia sobre a vida das pessoas.
Rousseau-Defendia a ideia de que,para os cidadãos garantirem sua liberdade em uma sociedade civil ,deveriam abrir mão dos seus direitos individuais .
Diderot- Dedicou parte de sua vida à organização da primeira Enciclopédia, sendo essa a sua principal contribuição.
Critica a igreja
Criticavam a superstição , o fanatismo e a intolerância religiosa pois acreditavam que esses eram os principais obstáculos a construção de um mundo melhor e mais racional .Critica ao absolutismo
Os pensadores iluministas daquela época como: Voltaire, Diderot, Montesquieu, John Locke, Rousseau, Adam Smith foram os responsáveis pelo pensamento moderno, a defesa do racionalismo, defesa da livre circulação de ideias.
As principais ideias desses pensadores eram: Criação de 3 poderes ( Executivo , Legislativo, e Judiciário ) , descrença de ideias inatas, Todos os pensamentos são baseados em sentidos , Criticavam a intolerância, Defendiam a liberdade de expressão; religião e comércio, Rousseau dizia que o homem era puro em seu estado de natureza e que era a sociedade que o corrompia, Adam Smith dizia que a riqueza de algumas nações era resultado do trabalho de indivíduos que se esforçavam para alcançar seus próprios objetivos.Despotismo esclarecido
O despotismo esclarecido foi uma forma de governo adotada pelos Reis, no século XVIII, como uma alternativa para a Monarquia Absolutista que estava em crise, devido às idéias Iluministas.
Até então, acreditava-se que o monarca era escolhido por Deus. Sem serem questionados, os monarcas exerciam seu poder de forma centralizada, absoluta. No entanto, desde o século XVII as ideias dos filósofos iluministas ganhavam espaço por toda a Europa. O Iluminismo foi um movimento filosófico, político, social, econômico e cultural, que defendia o uso da razão sobre a visão teocêntrica que vigorou por toda a Idade Média. De acordo com a divisão da sociedade naquela época, pode-se dizer que o Iluminismo foi um movimento iniciado pela burguesia.
A critica ao mercantilismo
O completo sistema político e social do absolutismo sofreu várias críticas por parte da revolução intelectual que era o Iluminismo. A doutrina econômica em vigor na época, o mercantilismo, foi sujeito a novas concepções de carácter mais teórico, de movo a corresponder à realidade do capitalismo.
Quem contestou, primeiramente, quando ao mercantilismo, foram os fisiocratas; para estes a riqueza provem da natureza, ou seja, dos sectores da agricultura, do minério e da pecuária e considerava o comércio uma atividade sem uso, pois classificava como uma simples troca de riquezas. E noutro aspecto da crítica ao mercantilismo por parte da fisiocracia era que estes eram oponentes à intervenção do Estado na economia, achavam que deveria ser regida por leis naturais, com uma ação livre. A frase que melhor define o pensamento fisiocrata é: Laissez faire, laissez passer (Deixai fazer, deixai passar).
A fisiocracia teve uma grande influência em certos pensadores como Adam Smith, conhecido com o “pai” da economia clássica. O pensamento econômico provinha do trabalho desorganizado por parte dos intelectuais, que em certas alturas demonstravam interesse pelo problema; um dos principais teóricos da escola fisiocrata era um médico chamado François Quesnay.
Os fisiocratas eram pensadores que questionavam as praticas mercantilistas .
Imagens
Adam Smith
Curiosidades sobre o iluminismo
- idade média, também é comum se referir ao iluminismo usando a termologia “século das luzes”.
- Características: A crença básica do iluminismo, era na razão e na ciência como único caminho para emancipação humana.
- O novo Homem Iluminista, se preocupava cada vês mais com questões ligadas a vida cotidiana, e despreocupado com questões religiosas, pode desenvolver as relações comerciais.
- Para o homem Iluminista, as relações comerciais estavam pautadas no lucro e acumulação de capital, de modo que se deveria cobrar por um produto, tudo aquilo que o outro pudesse pagar.
- O desenvolvimento cientifico era importante para intensificar a produção industrial, e melhor as condições de vida, de modo que as pessoas pudessem trabalha e consumir mais.
- A necessidade de uma organização política que respeita se a liberdade de comercio e de expansão do poder da classe burguesa, se tornou cada vês mais urgente. Daí decorre o nascimento do estado moderno, e mesmo da “democracia moderna”
- Filosofia social estava preocupada com questões como a igualdade entre os homens e a liberdade. Esse nome foi dado porque não havia ainda a palavra sociologia.
- Para os iluministas desenvolve-se um novo conceito de riqueza, que não estava mais ligada a terra. Mas sim ao trabalho (transformação da natureza), desta forma o homem rico era aquele que possuía os recursos de produção.
- As transformações ocorridas durante o Iluminismo acarretaram no que hoje conhecemos como revolução Industrial e revolução Francesa.
Link do vídeo
Por:Maria Eduarda G. Fabre
Comentários
Postar um comentário