A revolução americana


A Revolução Americana foi a revolta das colônias inglesas na América do Norte ocorrida entre 1775 e 1783, que resultou na instituição dos Estados Unidos da America.
A Independência dos Estados Unidos é considerada a primeira Revolução Americana (a segunda foi a Guerra de Secessão, também nos Estados Unidos). Ela foi um marco na crise do Antigo Regime porque rompeu a unidade do sistema colonial.
Guerra Revolucionária Americanfoi uma consequência da Revolução Americana. O Parlamento Britânico insistia em que tinha o direito de taxar os colonos para financiar a defesa militar das colônias, a qual se tinha tornado cada vez mais dispendiosa devido às guerras entre os franceses e índios.
A Inglaterra passaria a dominar o dobro do território que dominava até então, e para manter suas novas dívidas juntamente com a segurança desses territórios, aumentou os impostos e restringiu os direitos dos colonos, entre outros atos da mesma natureza. Esta situação foi a principal responsável pela destruição das relações entre os Estados Unidos e a Inglaterra, o que culminou, treze anos depois, na guerra pela Independência (1775).
         A revolução inicia-se em 19 de Abril de 1775, quando as tropas britânicas partem para Lexington, em busca de invadir o local e confiscar as armas dos Americanos. Estes, porém, sabendo previamente do ataque, armaram-se e reagiram, derrotando as tropas britânicas. No dia 10 de Maio de 1775, George Washington é escolhido para liderar as tropas americanas em uma rebelião rumo à independência.
       Em 23 de Agosto de 1775, o Rei Jorge declarou oficial a rebelião das treze colônias e ordenou que parassem imediatamente ou preparassem para ser esmagados pelas forças britânicas.
       Durante o inverno, os americanos conseguiram capturar um forte britânico em Nova Iorque e ainda transportar um canhão desde Massachusetts até Boston, o que fez com que, no dia 17 de Março de 1776, as tropas britânicas recuassem de Boston.
Finalmente, em 4 de Julho de 1776, foi levada ao conhecimento público, através do Segundo Congresso Continental, a Declaração de Independência Americana, cujo principal autor era Thomas Jefferson. A independência dos Estados Unidos da América foi assim declarada através deste documento.
  Embora na opinião de muitos historiadores, a Revolução Americana tenha sido causada por conflitos econômicos e sociais, outros defendem que os motivos principais foram de ordem política, devido a diferenças irreconciliáveis sobre o modo como as colônias americanas deviam ser governadas.   
   

Resultado de imagem para fotos revolucao americana?trackid=sp-006



Imagem relacionada





Resultado de imagem para fotos revolucao americana?trackid=sp-006





Imagem relacionada

Resultado de imagem para fotos revolucao americana?trackid=sp-006


Resultado de imagem para fotos revolucao americana?trackid=sp-006


                                             Curiosidades:


1-Guerra dos 7 Anos: onde a Inglaterra e a França lutaram pela posse dos territórios da América do Norte e a Inglaterra venceu.

2-Colônias do Norte: colonizadas por protestantes europeus fugitivos de perseguições religiosas. Foi chamada de Nova Inglaterra e era uma colônia de povoamento (mão-de-obra livre, economia baseada no comércio, pequenas propriedades e produção para o mercado interno).

3-Colônias do Sul: colonizadas apenas por ingleses e deveriam seguir o Pacto Colonial, eram uma colônia de exploração (latifúndio, mão-de-obra escrava, produção para exportação e monocultura).
  
4-Em 1774, os colonos fizeram um congresso (Primeiro Congresso da Filadélfia) em resposta ao que os ingleses estavam fazendo, queriam o fim das leis e medidas restritivas. 

5-Segundo Congresso da Filadélfia, que ocorreu em 1776, tinha como objetivo maior a independência dos Estados Unidos, que já não aguentava a repressão da Inglaterra.

6-Thomas Jefferson escreveu a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América

7-Os Estados Unidos e sua independência tiveram um grande significado político, pois conseguiram dar origem à primeira nação livre daquele continente.

8-A Constituição dos Estados Unidos ficou pronta em 1787. Ela possuía fortes características do Iluminismo. Nela, garantia-se a propriedade privada (para o interesse da burguesia), estava mantida a escravidão e defendia-se os direitos e garantias individuais do cidadão estadunidense.

9-Em 1783, os Estados Unidos tiveram sua independência reconhecida pela Inglaterra.

10-Guerra da Independência das Treze Colônias os Estados Unidos, apoiados pela França (inimiga da Inglaterra) e Espanha, venceram essa guerra, que ocorreu entre 1776 e 1783.


 Veja esse vídeo sobre a revolução americana:
https://youtu.be/6H-48sZdcCw




ALUNA: Ana Beatriz Delatorre
PROFESSORA: Geovana Azevedo
8ANO02

                                                       
















Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Antigo Regime

Astecas, Maias e Incas

As Grandes Navegações